quinta-feira, outubro 30, 2003

manifesto da arte periférica



Descaradamente roubado da Erika.
Pra desopilar um pouco a cabeça das cousas desses dias. Pra botar um pouco de cor nesse canto recentemente monocromático. Pra homenagear o WADO, que além de escrever lindas músicas, tem esse traço único. Ufa. Já é quinta-feira...


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, outubro 29, 2003

alagou as

EU VI!!! Wado e Alvinho na MTV, naquele programa da Penélope Nova e aquele carinha que nem sei o nome, falando sobre o show em São Paulo. Totalmente ao acaso, chego em casa, ligo a TV, vou zapeando e... dou de cara com essas caras mais que queridas e conhecidas. Bateu uma emoção. E orgulho. E, mais ainda, vontade demais de ver um show desse(s ) menino(s) lindo(s).

"Aí meu brother Sandro, a vida não tá fácil. Eu que não tenho cor, ando de trajes negros." (Wado)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
as mil e uma noites

“Sou a rainha do Egito
Sou a filha do faraó
Sou como dessas meninas que namora a lua
E o sol”*

Dez caixas enfileiradas. Metade delas preenchidas. E não tem nem 5% da casa. Queria me livrar de, pelo menos, ¼ de tudo isso. Doar os livros que jamais serão relidos. Rasgar quase todos os papéis. Esvaziar as pastas. Coisas não úteis, mas com sua importância. Digo pra mim mesma que não há apego material nisso. E por outro lado, algum apego sentimental em muito.

“Eu não ando
Eu só sambo
Por aí
Esse samba mambo
Escorregando para não cair...”*

Aí passa pela cabeça aquele pensamento clichê do tipo “como juntamos tralha nessa vida”. Aí eu lembro de 1999. Quando vim pra Porto Alegre e minha vida toda cabia em uma mala, uma mochila e uma caixa, com alguns livros, cds e os papéis.

“em setembro já nem sei o que pretendo
em dezembro, já nem me lembro...”*

Agora tudo isso. que é tão pouco, na verdade, mas já é um tanto assim. Um monte de madeira e ferros e aparelhos e pinos e parafusos. E fios e mais papéis. Que não cabem mais em uma mala, uma mochila e uma caixa velha. Que fazem parte de ti e contam um bocado da tua história. Que têm a tua cara. Ou simplesmente não. Por vezes parece fazer algum sentido, mas se tu olhar bem, se tu parar, se tu pensar um pouquinho, tu vai ver que não tem razão nenhuma de ser. De estar ali. De ter alguma utilidade na tua vida, fora a prática.

“por que uma pessoa jóia mesmo é coisa rara
como alguém que tem um diamante costurado no umbigo”*

De repente, tu te sente criando mesmo raízes. Mas prefere não se preocupar e até achar graça. E até gostar. E toca o barco.

*auxílio mais que luxuoso do Jorge Mautner e as suas mil e uma noites de Bagdá.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, outubro 28, 2003

tpm na veia
(ou na véia.tanto faz)
ou ainda: >>>status casa nova <<<*


tensão pré mudança. hoje a faxineira foi limpar tudo. e mandei ligar a luz. tem ainda aquelas trocentas pendengas. e a pia do banheiro está rachada. mas eu acho que sobrevivo até sábado, quando rola a tão esperada MUDANÇA.

enquanto isso, eu brinco de decorar casinha pelo computador, já que ele tem se mostrado um belo arquiteto-projetista-decorador-engenheiro-mestre-de-obras-virtual e projetou todo o apê (e os móveis) no corel. eu achei lindo. e quando decidir a formatação final, coloco aqui o desenhinho coisa fofa. ou: a cara da casa nova. aguardem.

*porque eu só penso, respiro e transpiro isso essa semana. monotemática. e novembro é/vai ser um mês bala.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, outubro 24, 2003

Rede de Poesia

Começou assim: ela enviou um poeminha da Fê pruma lista de amigos, em aberto. Aí a Aninha respondeu pra todo mundo com um poe-mão da fantástica Hilda Hilst. A Baé, lá dos EUA, quem sabe com saudade do seu porto alegre, mandou um singelinho do Quintana. Acho que alguém encaminhou um só pra Ana, que respondeu pra todo mundo, de novo, uma coisa linda do Leminski. Aproveitei o embalo e tasquei um haikai da Alice Ruiz, que dispensa apresentações... Tô amando a brincadeira e esperando os próximos.

O início de tudo, com esse trecho absurdamente tudo a ver com tudo:

enferrujar aos poucos...
deixar o tempo desbotar o dentro
para depois o fora

sem noção de realidade...construindo fatos
que se encontram,
mas com esperança, com muita vontade.
uma história que aconteceu,
uma pessoa sonha...
informações no bolso desorientadas...
acreditando e sinceras.

um sorriso vem no fio da lua que puxa o verso

Poema tirado de "Pequenas Quinquilharias para colecionadores precoces", pg. 12, da Fê Luz, escritora/artistaplástica de Floripa, que estará lançando esse livrinho aqui em Porto nos dias 06 e 13 de novembro (mando divulgação quando estiver pronta).


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, outubro 23, 2003

parêntesis

o meu coração selvagem tem toda essa pressa de viver. mas, oh sim, eu estou tão cansada...

e é tão louco isso tudo. falta tempo e, principalmente, criatividade. e eu espremo. espremo, espremo minha cabeça. e teria tanta coisa que podia falar, escrever, inventar. mas falta tempo, falta luz, falta paciência. sobra um monte de vontades e algumas frustrações. enquanto tudo isso e mais um monte acontece a minha volta, dentro de mim, ali na esquina e entre essas paredes, que me prendem e me salvam.

(tão cansada...)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
Joe & Joe

Eu fiquei bem impressionada com o tal do sonho. Tem ainda muito mais detalhes, claro. Mas, enfins, o que mais me chamou a atenção foi o tal do Joe and Joe, por motivos óvbios. E tinha até capinha o tal do DVD, parecido com o Wood&Stock, do Angeli. Daí eu fui pro São Gúglio e vejam só o que eu achei!!! Sensacional é pouco. Comentários serão bem vindos.


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, outubro 22, 2003

mais sonhos

eu estava no meio do deserto e me ensinavam a fazer uma sopa de pedra, lentilha e algo vermelho inidentificável (sic!). o ingrediente mais difícil de achar era a pedra. depois parava numa loja de dvds *no meio do deserto*. super promoção: compre um dvd e 300g de doces e ganhe uma linda bolsa da unimed (?). comprei o dvd do JOE and JOE. sim, a chuleta não fez bem.


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
status casa nova

chaves na mão. u-hú! mas ontem rolaram pesadelos envolvendo escadas, paredes, salas e quartos. acho que a chuleta não caiu bem...

e sim: meu nome continua sendo TRABALHO. lê-lê-lê-lê...


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, outubro 21, 2003

Primeira mão

17 de dezembro: LOS HERMANITOS. no Pinhão.

devidamente agendado. não preciso dizer que: irei.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
segunda/terça

“tô descendo a serra/ cego pela serração / salvo pela imagem / pela imaginação / de uma bailarina no asfalto / fazendo curvas sobre os patins / tô descendo a serra / cego pela neblina / você não imagina / como tem curvas essa estrada / ela parece uma serpente morta / às portas do paraíso...” (h.g.)
...
*sempre* que volto de Gramado/Canela, me vem essa musiquinha na cabeça...


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, outubro 16, 2003

EXTRA! EXTRA!

o cara da imobiliária ligou AGORA e: MEU CONTRATO ESTÁ PRONTO! ou seja: depois de várias pendengas, e idas e vindas, logo logo estarei de CASA NOVA! aquele apê fofo, na República, com dois pátios e bidê no banheiro. já começo a comemorar! e a fazer planos CONCRETOS. viva! todo mundo pré-convidado pro bota-fora, o bota-dentro e o chá de panela.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
Porque Nei Lisboa COMANDA!

Todo mundo quer a vida que eu pedi a Deus. Mas, ultimamente, vivemos de paixão e alguma grana.

(putz!)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
OH NO!

chegaram até aqui procurando por "e.s.t.r.i.a.s. p.r.e.t.a.s. na m.a.m.a. o que fazer?". e eu sinto um alívio danado por saber que ainda não cheguei a esse ponto. credo cruz!

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, outubro 15, 2003

se alguém perguntar por mim, diz que eu fui por aí

É que hoje eu tô zé ketti por demais. Volto com a programação normal(?), tão logo o corpo retome o ritmo e a cabeça pare de girar. Tudo extremamente bom e extremamente calmo e agitado ao mesmo tempo. E tem o exageeeeero. O exagero de mim mesma. O draaaama. Ah, como sou dramática! E como isso me consome e me faz me sentir tão idiota às vezes. Tudo levado a extremas conseqüências, sem necessidade nenhuma. No fim das contas tudo não se ajeita? E pra que se incomodar e aquietar o coração? Nervos à flor da pele, irritação. IRRITAÇÂO. Daí me olho no espelho da C&A e me sinto a mais obesa das mulheres. Mas foram só 4 quilos. É bundão, peitão e até a batata da perna tá carnuda. Trocando em miúdos: O FIIIIMMMM! É, a mãe dela tem razão: depois dos 25, o que tu consegue obter fica contigo, principalmente os quilinhos a mais e as dívidas. Daí me dou conta que daqui a pouco já é fim de ano e inferno astral... ok, paro por aqui.

(por esses dias, me chamem de trabalho. mas garanto que as últimas 2 semanas foram bem piores: full time e um pouquinho mais. mas eu sempre sobrevivo.)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
vai te embora, vai te embora prenda minha...

Me sinto, às vezes, que nem a Prenda Minha do Nei Lisboa...

"Corre corre corre, sai de casa toda um porre dança e fecha o bar
Tudo é mesmo tão vulgar
Corre pára grita some xinga os hômi perde a linha e quer brigar
Prenda minha
Prenda minha, mui loca
Prenda minha, mui loca
Prenda minha
Fala come fuma fica roxa arruma um trouxa e fica assim assim
Ninguém anda mesmo muito afins
Rasga a chita sai do trilho põe um brilho leva um toque e vai ao céu
Prenda minha flor de mel
Prenda minha
Prenda minha, mui loca
Prenda minha, mui loca
Prenda minha"
(Nei Lisboa in RABO DE FOGUETE)
...

Já disse uma vez, há muito tempo atrás (pra mim mesma, oras): me sinto, às vezes, um mix de personagens do Caio F., do Roberto Freire e da Simone de Beauvoir. Um louco. Neurótico e esquizofrênico. Tateando no escuro de uma cela úmida, amarrado em retalhos, repetindo frases incompreensíveis. Infinitamente. Sísifo seria uma boa analogia. Às vezes.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, outubro 10, 2003

...

Hello?
Is there anybody in there?
Just nod if you can hear me.
Is there anyone at home?
Come on, now,
I hear you're feeling down.
Well I can ease your pain
Get you on your feet again.
Relax.
I'll need some information first.
Just the basic facts.
Can you show me where it hurts?

...
(no repeat)
(enquanto não acaba a madrugada)
(eu amo o Rádio Terra)
(ok. vou voltar pro trabalho)
(tchá-tchá --- som de chicote - lêlê-lêlê-lêlêlêlê...)


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, outubro 09, 2003

A segunda coisa mais linda que ouvi na minha vida

Eu estava em crise - e nem era TPM. Conurbávamos. E me questionava sobre o sentido da vida e das razões da minha existência. Dizia que às vezes eu me sentia assim: pequena como uma sumiga. Foi quando ele diz que a razão de eu estar aqui era trazer açúcar pro sumigueiro e deixar a vida d'ele mais doce. Não é lindo? Snifs.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, outubro 07, 2003

a semana tá só começando.

e tem evento e tem fechamento e tem matéria que ainda não tá pronta. e tem coletiva na quarta. e eu à beira de um ataque de nervos. cortei o cabelo e amanhã vou fazer as unhas. oh céus! que se passa? jo no sei. eu só sei que espero ansiosamente pela resposta da imobiliária. se ela vai ser minha fiadora se eles vão me deixar alugar o apartamento. se vou me mudar e ganhar as cadeiras amarelas e ser feliz na casa nova com dois pátios e com passarinhos que cantam. e quando chegar o verão comprar uma piscina de plástico e ficar com ele toda a tarde de sábado. boiando. oh vida...

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
e começou

a 4ª bienal de artes visuais do mercosul.

(a arte não pergunta. responde)

irei.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
Palm Beach Springs Field. Aí foram eles!
(eu fora)


Palmeira dos Índios é a cidade amadodiada, onde passei toda a minha infância e adolescência e de onde eu pretendo manter distância regulamentar. Foi lá onde conheci todos os guerreiros que hoje fazem parte dessa bagaça aqui. Foi lá que conheci o Gordão-mon-amour-coisa-mais-querida, que além de ser um dos guerreiros, é membro fundador das Putas Que Não Mijam e inventou isso aqui:



Por motivos óvbios, não fui. (Mas bem que eu queria ter participado dessa bagaceira chinelona...)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, outubro 03, 2003

e...

... hoje tem formatura da gueibi e do cardoso e de uma galera da fabico. e tem festerê danado. mas eu vou dar só aquela passadinha. porque amanhã acordo cedo. e passo o dia numa das regiões mais lindas do rs: o parque nacional dos aparados da serra, com seus belos cânions.. trabalho que é também diversão. anfã. e volto. porque sempre volto. curtam. e cuidem-se, crianças.

(meu pescoço dói...)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
CAIO

Eu queria falar do CAIO. Porque alguém me fez lembrar dele hoje. Mas eu não vou falar agora. Não vou falar ainda. Vou dar um copy&paste e tudo será compreensível.
 
Sem data
       Claro, o dia de amanhã cuidará do dia de manhã e tudo chegará no tempo exato. Mas e o dia de hoje?
       Só quero ir junto com as coisas, ir sendo junto com elas, ao mesmo tempo, até um lugar que não sei onde fica, e que você até pode chamar de morte, mas eu chamo apenas de porto.
2 de Março
       Chorar por tudo que se perdeu, por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso.
       A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão.


Caio Fernando Abreu
Parte de um conto chamado "Lixo e Purpurina", escrito em 1974, quando o autor se encontrava em Londres. Do livro Ovelhas Negras (1962-1995).

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, outubro 01, 2003

Uma das coisas mais lindas que ouvi na minha vida:

“Eu encaixo direitinho no teu abraço”
(ele)

chuif-chuif

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
Meu grande achado dos últimos tempos:

OH NO!!!

(descobriram o segredo do meu sucesso!)


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
Calendário Trash – para moninas corajosas


caiu na rede é peixe!

(calma pessoal, só falta mais um mêsinho dois mesesinhos(!) pra acabar o ano...)



# . por Joelma Terto .  0 Comentários