terça-feira, janeiro 30, 2007

bells
Joelma e as cerejas. Natal de 2006. Self Portrait Tuesday.


Nesses dias de arrumação, abri uma caixa e achei. Uma cartinha, assinada pelo Papai Noel, de 1980. Me engabelando total.

Nela, ele me explica os motivos porque não me deu brinquedos naquele natal. Veja bem, 1) eu já tinha tantos brinquedos, 2) ganhei uma boneca linda dos meus pais e mais um tantão de brinquedos no meu aniversário dia 1° de dezembro, 3) e ainda por cima tem tanta criancinha pobre que não tinha nenhum brinquedo, por isso ele deu uns brinquedinhos pra elas. Assim, no diminutivo. Então é daí que vem toda minha culpa cristã, hãm? Pensei na hora.

Como se não bastasse, ele ainda tenta me convencer que os dois presentes que ganhei naquele natal, utilitários fofinhos pro meu quarto novo, já que estávamos de mudança, eram muito melhor. "Achei que essas duas coisas eram muito bonitinhas e iam combinar muito bem no seu quartinho infantil".

Sério.

Termina dizendo pra eu continuar sendo estudiosa, obediente aos meus pais e unida com minha tia Luciana, que passaria um período conosco naquele ano. Ah, e que se eu fosse tudo isso, ele voltaria no ano seguinte, com outro presentinho. Uma pérola.

O mais estranho, estranho mesmo, é que ele deixa um beijo e há, de fato, uma marca de beijo. De batom. E, sim, a letra é igualzinha a da minha mãe.

Anfã.

Dobrei a cartinha novamente, não sem antes mostrar pro 77, que atestou a veracidade do documento amarelado, e guardei. Ela deve ficar naquela caixinha pelos próximos 26 anos.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, janeiro 29, 2007

coca-cola sabor legumes
Pra tentar entender, o que vem por aí, a agenda de Joelma para as próximas duas semanas:

- De 29 de janeiro a 1 de fevereiro: tem feriado na sexta, né? Então. Muito açoite no lombo. Press-kit para terminar, aprovar, diagramar, mandar para gráfica e receber até dia 1°. Mas isso é só uma das muitas atividades profissionais na agenda.

- 2 de fevereiro, sexta: feriado rumo ao litoral. Não se enganem: a trabalho.

- 3 de fevereiro, sábado: volta pra Porto Alegre. Arrumar malas.

- 4 de fevereiro, domingo, às 7 da manhã: Porto Alegre-Curitiba-Foz do Iguaçu- Cascavel. Com direito a 5 horas de espera no aeroporto de Curitiba.

- 5 a 8 de fevereiro, segunda a quinta: Cascavel City. A trabalho, pelo segundo ano consecutivo. (Minhas cunhadas dizem que estou indo tentar o título de Miss Cascavel pela segunda vez. Cobras.)

- 9 de fevereiro, sexta: Curitiba. Conhecer a CRAW.

- 10 de fevereiro, sábado: acordar cedo, mas bem cedinho, pra esperar o 77, que vai me encontrar, conhecer a CRAW e turistar muito.

- 11 de fevereiro, domingo: se empaturrar de comida em Santa Felicidade e voltar para Porto Alegre.

- 12 de fevereiro, segunda: de volta ao batente. Tudo de novo.

Sentiram? Pois é.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, janeiro 26, 2007

café
eu e CALEXico, CALEXico e eu


A sensação que eu tenho é que me botaram numa máquina gigante de moer carne humana. Como se não bastasse todo o cansaço e aporrinhação da vida nas últimas semanas, ainda vem essa maldita enxaqueca, pra me derrubar de vez. Dói, viu? Dói.

Final de semana tem guarda-roupa novo e, possivelmente, pintura de parede e muita bagunça. Podem repetir em coro: eu e o 77 merecemos. Bom findi pra vocês também.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, janeiro 25, 2007

do aprendizado nosso de cada dia
Tenho aprendido coisas. Tchipo: sabe quando você tem que apagar um incêndio? Pois. Eu aprendi que pior que apagar incêndio dos outros é apagar seu próprio incêndio. Ainda nas metáforas: desfazer uma cagada que você próprio cagou. Porque quando você tenta remendar os estragos dos outros, você faz pose de fodão e pode xingar o outro de inútil o quanto quiser. Humilhante, humilhante mesmo, é ter que sair feito doido com bade d'água pra apagar chama que começou com um palito de fósforo seu.

Centelhas.

Eu também aprendi que a gente, nós, pessoas, temos que dar mais ouvidos às nossas intuições. Aliás, a gente precisa levar mais em consideração as intuições dos outros também.

É.
...

Herança genética. Eu devo ter herdado coisas terríveis da minha mãe. As que mais me incomodam, hoje, são a enxaqueca e a franja rebelde.

...

Com vocês, as melhores buscas do mês em monomulti:

- Corte & costura.
- Tentando entender a cidade.
- Da série "Por favor, senhor Gúgol".

e, TCHAN-NAN:

- A BUSCA EM CAIXA ALTA QUE QUASE FEZ JOELMA CHORAR DE RIR EM FRENTE AO COMPUTADOR.


...

Eu sou só um caco velho que se arrasta pela vida nessas últimas semanas. Sobrecarga, esse é meu sobrenome. Acreditem.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, janeiro 23, 2007

camada de ozônio

zôio-de-bulita-com-cabelo-a-beatle no self portrait tuesday da semana. e tem ainda um corpo-inteiro-com-reina-madre de bonus track


- Não comentei antes, mas o fato é digno de nota: vocês já viram o site novo da La Reina Madre? Pois vejam. As coisas lindas de sempre, pela talentosa Denize Barros. Aos pouquinhos ela vai colocando as novidades no ar.

- queromuitopontocom versão utilidades domésticas.

- Como juízo é uma coisa que não trabalhamos lá em casa e porca é algo para ser engordado, aceitei um frila cultural. Coisa pouca e simples, dessas que saem no xixi, não fosse o deadline: sexta-feira. Hohoho.

- Falando em juízo, falta de, um breve status da ópera do Chamego Center. Lembram do litro de tinta verde que compramos no post passado pra pintar a parede do quarto? Pois. Enquanto esperámos secar a massa que usamos pra tapar uns buracos na parede antes da primeira demão, resolvemos dar uma passada na Tok&Stok. Não só passamos na Tok&Stok como em todas as lojas abertas no domingão e decidimos comprar um guarda-roupa(!). Resultado: a parede continua branquinha e a casa está cada vez mais de cabeça pra baixo. Mas vai dar tudo certo. Eu sei.

- E ainda vem o Personare me sacanear:
O período que vai de 22/01 e 06/02 envolve um choque do Marte celeste com a sua Lua de nascimento, Joelma. Nesta fase, procure tomar um cuidado maior no que diz respeito a surtos de melindre emocional, pois há o risco de você sentir que as suas emoções estão mais afetadas do que o normal, com risco de ataques de impaciência e irritabilidade, sobretudo com as pessoas mais íntimas. (...) Um dos pontos sensíveis deste momento, Joelma, envolve as questões territoriais: você estará vivendo dias defensivos, e a impressão que os outros podem ter é a de que você está reagindo exageradamente a tudo, ou se portando como um cão que não quer largar o osso
Pausa: :~~~~~~~~~~
(...) ...o grande objetivo da astrologia é exatamente o de tomar consciência destas tendências para poder amenizá-las. Agora que você sabe desta tendência a ter "ataques melindrosos", você irá se observar melhor, não é mesmo?

Sim, eu imaginei Belly dizendo essas últimas frases. Imaginei sim. Coisa linda.

- Por último, pérgolas. Chuif.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, janeiro 22, 2007

guaco, funcho & carqueja
Se eu pudesse voltar 12 anos no tempo, teria feito publicidade ao invés de jornalismo. E estaria hoje colocando todo esse meu potencial criativo em algo que dê dinheiro. Yep.

...

Continuo querendo comprar uma máquina de costura. Por uma vida minimalista e customizada é o meu lema em 2007. Antes, tenho que aprender a dirigir.

...

Eu e o 77, definitivamente, não temos nada melhor pra fazer. Enquanto jantávamos em restaurante pseudo-chique pra comemorar a admissão no emprego novo, decidimos pintar a parede do quarto. De verde. A tinta já está comprada. (Meda) Em tempo: Chamego Center continua um caos. Mas vai ficar lindinho e morável novamente muito em breve.

...

Craft.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, janeiro 17, 2007

mais sorte que juízo
Marido voltou ao trabalho às 9h da manhã, depois de 15 dias de férias.
Às 14h29min, manda e-mail avisando que foi demitido.
Às 15h entra no gtalk pra dizer que acaba de receber comunicado que passou no processo de seleção da empresa fodona-sonho-de-consumo. Começa dia 23.

Ou seje: além de mais 5 dias de férias, vai ganhar salário e meio esse mês. E ainda ficou só meia hora na estatística do desemprego.

Ele merece. Muito.

...

- Da série Tia Babona, mais uma de Valentina e Tio Seven. Eu tenho vontade de morder muito. Todos dois.

- É só no monomulti que o Haloscan tá com pobrema? Os comentários entram, mas não são contabilizados. Hum.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, janeiro 16, 2007

freak
- A foto do post anterior tem legenda sim: "Valentina, a Imperatriz do Universo, e tio Seven brincam de fingir que estão dormindo no meio da sala da tia Jojô. Com almofadas.". E é muito lomo. É.

- Sabe aquele negócio de dizer que antes de ficar bom vai piorar muito? Pois. O Chamego Center, em óperas eternas, está um caos. Mas fé é uma coisa que eu nunca perdi nessa vida. Em tempo: marido volta ao trabalho amanhã e a caixa de gordura do vizinho de cima está vazando acima das nossas cabeças.

- Google Saravá, as buscas:

1) Saravá com pipoca
2) Saravá com trabalho forte
3) Saravá com radiola
& gente estúpida. Sempre, mizifiu.

- A bóia. Alguém me alcança?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, janeiro 15, 2007

AMOR
(meus)


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Sol na casa 4, lua na casa 2
12/01 (hoje) às 16h10 a 15/01 às 1h

A Lua, transitando pela Casa 2 do seu mapa, Joelma, no período que vai de 12/01 (hoje) às 16h10 a 15/01 às 1h, harmoniza-se com o Sol que no momento transita pela Casa 4: excelente período para poupar dinheiro, ou iniciar um processo de melhor consciência do uso das finanças. É como se você, Joelma, se apercebesse da importância dos atos de previdência nesta fase. A vida estará lhe mostrando que é preciso reservar fundos, controlar melhor seus gastos, evitando gastos por impulso. (...) Excelente fase para usar seu dinheiro para melhorar as condições domésticas.


(e ainda tem gente que não acredita nessas coisas de astrologia...)

Eu sei de uma pessoa que deve estar adorando isso aí. Sei.

(os grifos são meus. e, sim, passarei a usar essas frases em negrito no meu dia-a-dia. vamos ao shopping? "não, obrigada, estu trabalhando no sentido de ter uma melhor consciência do uso das minhas finanças". Se não fosse tão grande, "A vida anda me mostrando que é preciso reservar fundos" até poderia ser o meu bordão.)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, janeiro 11, 2007

minha vida em mais seis links
- É bem bobo. Mas eu adoro. Minha série de TV gaúcha preferida (e, ãhn, única?) agora no You Tube. Bobices a granel + nonsense = afudêam! Vão lá lá ver a cidade linda onde moro e as pessoas estranhas freqüentadoras da lanchera e do Garagem Hermética que nela habitam.

- queromuitopontocom.

- "Ser bonita dói". Ela é linda, leve e solta. E escreveu esse texto lindo de chorar de tanta lindeza.

- queira mais, freguês?

...

Num feito sem precedentes, pude ser vista vista ontem caminhando, sob o sol escaldante do meio-dia, da cadimia pro escritório em trajes constrangedores de ginástica. É, quebrei meu próprio paradigma interno. Podem rir muito da minha cara.

...

O trabalho danifica o homem.

...

Vai 2007!

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, janeiro 09, 2007

Minha vida, em três quatro links.
- A Pó de Estrela (loja-fetiche portoalegrense) agora tem um blog. Corram lá.
- Essa notícia aqui é ou não é ou não é muito Sex and the City, ãhn?
- Gente estúpida.

...

Uma semana sem dar notícias? É. Eu sei. E ainda apareço numa terça ensolarada sem Self Portrait Tueday. Tsc-tsc. Não me peçam explicação.

...

Marido de férias gasta todas energias em melhorias domésticas. O meu. Fica doido quando vê uma ferragem e não cansa de dizer que o melhor presente que já dei a ele foi uma Bosh, a furadeira. Quando cheguei em casa e vi que ele tinha trocado o ralo da pia do banheiro, que estava quebrado desde quando os carinhas dos serviços gerais fizeram um porco trabalho, quase chorei. De moçã. Só me dá orgulho esse guri.

...

Se eu tivesse um bordão ele seria...nhá. Deixa pra lá.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, janeiro 02, 2007

um novo dia
Couple Self Portrait Tueday de Reveilão


Voltamos da Praia. Com P maiúsculo. Além-Mampituba.
77 jogou taco, ficou vermelho e agora curte merecidas férias. Na cidade.
Eu li. Dormi muito. E fugi do sol o quanto pude.
O Palio ganhou radiador novo.
Valentina deu os primeiros passinhos. Sozinha. Não me disseram não. Eu vi.
Mas eu não sei, não ouvi, não quero saber qual o hit do verão, mas Caê-tano berrando "você foi mó rata comigo! mó rata comigo!" é muito beach style. Buito.
Ê 2007.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários