terça-feira, junho 24, 2008

friaca pé na jaca (porque rima rica é tudo)
"Já examinei todos os argumentos em favor do frio e não me convenci. Há os que sustentam ser mais fácil se proteger do frio que do calor. Bastaria colocar roupas quentes, tapar-se com um cobertor (de orelhas ou não), acender fogo numa romântica lareira, ligar o ar-condicionado, usar cuecão, duas meias ou até meia-calça e muita lã. (...) Nenhuma das providências acima elimina o vento, a umidade, a diminuição da luz natural, a gripe, o resfriado, os problemas respiratórios e a vontade de só acordar ao meio-dia. O frio é para gente civilizada, esse pessoal que inventou a calefação e aquece os ambientes privados e públicos para um longo inverno. (...) Acho extremamente mais fácil se proteger do calor. Basta ficar pelado, ligar o ar-condicionado, sentar numa barra de gelo, mergulhar numa piscina, no mar, no rio, numa banheira ou num lago de parque público." (Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo de domingo)

E eu que nunca pensei que um dia ia concordar com o Juremir Machado da Silva... Tu vê só.

....

Esprema meio limão em uma caneca. Raspe um pedacinho de gengibre lavado e descascasdo. Complete com água fervente e adoce com duas colheres generosas de mel. Vá para a cama. Sorva o conteúdo da caneca: devagar e com fé.

É melhor que vick vaporub.

...

Atitude Mindingo é o nosso segredo do sucesso pra manter o corpo e pés quentinhos no inverno. Aprendemos com eles, os homelezes (plural mindingo de homeless).

Atitude Mindingo número 1: jornal no pé. Dobre uma página de jornal de forma que caiba no seu sapatinho. No caso de pezão 43, podem ser duas páginas de jornal. Se for tipo standart, pode ser meia folha. Enfie o pé devidamente emeiado (adjetivo de "meia") e seje feliz. Não esqueça de trocar meia e folha de jornal no meio do dia, jingle bells, e seje feliz pelo resto do dia frio. Sinta a mágica: a umidade que antes ficava todo no seu pezinho miúdo e frágil agora está na página do jornal! VOILÁ! A meia fica imprestável, com impressão barata de página de jornal, mas seus pés ficam quentinhos e você ainda ajuda a achar uma nova função para o jornal velho. Anrã.

Atitude Mindingo número 2: (essa é barbada) manta na cama. Simpres assim: ao invés de dormir direto no lençol, você coloca uma mantinha de lã na cama. Deos, anos dormindo mal e na cama fria até o 77 ter essa brilhante idéia mindinga! Nunca mais cama fria! Nosso ninho virou a coisa mais quente que eu tenho conhecimento do bairro, da cidade, do Estado! Além disso, a gente dorme também com dois cobertores e um edredon, claro, mas a manta é que faz toda a diferença. É bom demais. Experimentem e depois me contem.

Seje mindingo. Seje feliz e quentinho.

...

Eu monotemática? Bem capaz.

...

Felicidade é a chefa ir no SPFW e trazer SÓ PARA MIM entre as quatrocentos e noventa e duas moulheres do escritório um par de MELISSAS super exclusivas do HC da Melissa. Tristeza é saber que só dá pra usar no verão, daqui a uns quatrocentos e noventa e dois meses. Nhé.

...

Falando em Sum Paulo, tá fazendo muito frio em Sampa? Tou indo praí quinta cedinho, a trabalho, e fico até quarta da semana que vem. Tentarei ir na Casa Cor, na Liberdade abastecer meu estoque de furikaki e rever alguns bons amigos nas poucas horas de folga, ou seje, no final de semana. Vai ser bem bom: adoro a capital!

...

Já tem bem mais fotinhas no set Nossas Férias do Flickr. Ainda tem mais para cadastrar, mas cês tão pensando o que? dá trabalho fazer isso com as mãos congeladas. E viva São João!

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, junho 20, 2008

pitomba's song
Cheguei. Chegamos. Ainda tentando nos adaptar depois do processo forçado de pasteurização sofrido da Bahia pra cá. Foi assim: terça de manhã, 32 graus em Salvador, solzão, calor, tomávamos banho de mar meio-verde-meio-azulado na praia do Porto da Barra. À noite, aterrizamos em Porto Alegre: "7 graus, em declínio", disse o capitão - ele era piloto, na verdade, mas eu gosto de capitão - com aquela voz anasalada bem típica dos capitães do ar. E não é que voltamos na madrugada mais fria do ano, segundo a turma do seu Eugênio? Bem feito: a boca fala, o cu paga, já dizia o velho provérbio. E eles dizem que esse vai ser um inverno frio pra dedéu, supimpa, de estourar a boca do balão. Obviamente, eles não usaram esses termos. Mas eu gosto muito desses termos todos, por isso eu falo. E falo mesmo. Mas eles dizem que vai fazer frio, muito frio, frio intenso, rigoroso frio, até outubro. Se passo agosto, não sei, porque mal cheguei já tou toda renga, rinítica, raquítica, cheia de catarros, corizando pelas tabelas, pés gelados, com uma tosse e humor de cusco.

Em tempo: o inverno começou (só) hoje.

Ser feliz em Massagüeira, junho de 2008
clique para ampliar


Aos amigos que não vi, meu mais sincero pedido de perdão. Rolou um monopólio familiar consentido (consentidíssimo!), eu me atrapalhei toda, eu fui relapsa, eu... eu não tenho nem palavras para dar desculpas, eu sei. Mas vocês sabem: eu sempre volto e a gente sempre se encontra. Por aí.

A quem interessar, já tem umas poucas fotinhas das férias no Flickr (e no Orkut também!) e prometo ir abastecendo ao longo do final de semana.

...

"É um pé de roseira di / É um pé de roseira dá
É um pé de patchouli / É um pé de pega rapaz
Eu vi a rosa do jardim encostada num pé de alecrim
Nem você sabe nem eu sei daquilo que vem a ser
Nem você sabe nem eu sei..."
(coco alagoano recolhido pela Mestra Virgínia Moraes, gravado por Comadre Florzinha)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, junho 10, 2008

AL 101 off-road norte
Palma, palma, não priem cânico. 77 e eu estamos vivos e passamos muito bem a base de cuscuz, macaxeira, inhame, canjiquinha, pamonha, tapioca, acarajé (alagoano) e suco de tudo quanto é tipo de frutas da estação chuvosa. É bom estar em casa, especialmente quando temos a disposição um Celtinha duas portas, sem ar nem direção hidráulica nem rádio nem luxo qualquer, só nosso, pra subir, descer e ir pra todos os lados possíveis e imagináveis dessas zalagoas dos pagos meus. Temos passeado bastante, apesar do chuvisco. Sintam: Pontal da Barra, Massagüeira, Francês e Marechal Deodoro (sul). Barra de Santo Antônio, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras (norte). Isso só em dois dias, sem contar Guaxuma, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara...



texturas de Marechal Deodoro
clique para ampliar


Ufa.

Amanhã tem o sertão e mais história pra contar na sequência.

Enquanto isso no Rio Grande: fogo na CPI do Detran (toda cobertura EM CHAMAS na Nova Corja); mais apagão aéreo no Salgado Filho, dessa vez fechado por 18 horas seguidas; bomba, literalmente, no centro de Porto Alegre (com texto propositalmente divertido da ZH, de graça pra vocês); e MASSA DE AR POLAR (a caixa alta é por minha conta, hohoho), com mínimas bem mínimas e muita rajada de vento (mais hohoho). Barbaridade é pouco.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, junho 05, 2008

nagô ou chupa que é de uva
Depois de 2 horas e meia de Salgado Filho fechado (salve salve apagão aéreo!), duas escalas, muitas horas de vôo e bom serviço de bordo da Web Jet, chegamos na terra de Luiz Caldas e Sara Jane. Fomos bem recebidíssimos por Sivaldo e tivemos a boa surpresa de encontrar Edna, que desde domingo divide apartamento com meu amigo alagoano de longa data. Encontros. A quem interessar a informação, estamos muito bem alojados em um amplo apartamento no Porto da Barra, a duas quadras do mar. Mas só até amanhã, quando já vamos pra Maceió.

Por enquanto, aqui, fizemos montão de coisas jóias: Cidade Baixa, Mercado Modelo, acarajé, Cidade Alta, Pelourinho (com letreiro TURISTA em vermelho nas nossas testas), acarajé, caminhada do Pelô até a Barra com direito a passar pelo Corredor da Vitória e ver de perto como vivem os ricos, acarajé, Igreja do Bonfim (que eu que achava que era muito maior), Ribeira e sorvete na tradicional Sorveteria da Ribeira, Rio Vermelho com direito a acarajé da Dinha, o Solar do Unhão, que abriga o MAM e é um dos lugares mais lindos e sossegados que já fui, ilha de Itaparica de ferry boat com chuva (uau!), acarajé...

Menina no Pelô
Foto de 77 de Arrabéus do Ilê



Mais notícias no decorrer das férias.

"Aqueles que têm uma seta e quatro letras de amor
por isso onde quer que eu ande em qualquer pedaço
eu faço um campo grande
um campo grande iê
um campo grande iê-ê-ê"
(Novos Baianos)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

domingo, junho 01, 2008

cama quentinha, sonhos macios
"O amanhecer deste sábado será um dos mais frios das últimas décadas no mês de maio, com mínimas negativas em todo o Estado, exceto em regiões próximas das lagoas e do mar. A geada será generalizada e deve ocorrer até em alguns bairros de Porto Alegre. Nas áreas elevadas, além da geada que pode ser severa, haverá congelamento." (do Correio do Povo de ontem, com informações da turma do seu Eugênio)

Eu não sei vocês, mas eu me senti o próprio cusco rengueado ontem. Minha preocupação nesse domingo uns dois graus mais quentinho é só e unicamente arrumar minhas malas para a jornada nordestina que espera a mim e ao 77 a partir de amanhã.

...

77, já de férias, foi ao centro no meio da semana. Entrou numa loja dessas de bugingangas & inutilidades domésticas. Comprou tudo que é porcaria que viu pela frente. Saiu safisfeito, cheio de sacolas. Manda avisar que mês que vem menstrua.

...

E eu e Livinha, sexta-feira, na inauguração da sede da Fundação Iberê Camargo? Se eu contar que ficamos presas no elevador com a fina nata do jornalismo cultural local e das artes plásticas brasilis alguém acredita? É óbvio que antes de entrar em pânico e começar a perder o ar todo mundo fez piadas inteligentes e perspicazes (meu deus que palavra difícil!). Aliás, eu sou tão devagar, que levei uns 3 minutos pra me dar conta que, realmente, estávamos presos naquele elevador todo chique desenhado pelo Álvaro Siza. A melhor parte foi quando alguém, do lado de fora, falou bem assim: "calma pessoal, já está vindo alguém resgatá-los". Me senti a própria sobrevivente "Iberê 12".

Depois do susto, Joelma cotempla o nada. Ao fundo, as linhas de Siza. Foto de Lívia Araújo.
Mais fotinhas do seu Berê aqui


...

UPDATE: falando em Iberê 12 (uma alusão bem clara aos Oceanic 6 ou os sobreviventes do vôo 815 ou "sim, estou falando de LOST, cara pálida"), acabo de ver o capítulo final duplo da quarta temporada de Lost. Assim como na temporada passada, eu chorei. Três vezes. Não se preocupem, dessa vez o post não contém spoilers: não vou dizer as passagens que chorei. Mas chorei. Especialmente por causa do Sawyer e do Desmond. E não sei como viverei até a próxima temporada.

...

Não foi você que fez essa busca, né 77? De qualquer forma, me diverti e me emocionei tanto lendo os posts de julho de 2004, quando fui pra terrinha e deixei o numérico por aqui, sozinho, pela primeira vez...

...

Mandamos notícias da Bahia.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários