quinta-feira, outubro 23, 2008

anotações possíveis para um possível post
Nem os gorros de papai noel das lojas de 1,99 nem a decoração precoce dos shopping centers. Eu saberei que está MESMO chegando o fim de ano quando a TV começar a anunciar "O Natal de Eloise" na sessão da tarde. Esse ano eu prometo: mato o trabalho nesse dia pra ficar em casa assistindo - meu filme preferido de natal com minha personagem infantil preferida, EVER.

...

Eu mando e-mails para mim mesma, do e-mail do trabalho para o pessoal do gmail. E corro eufórica pra ver o gmail que pisca anunciando um novo e-mail, esquecendo completamente que fui EU MESMA que acabei de me AUTO-MANDAR um e-mail. Sempre. Esclerosada é pouco.

...

VOCÊ realmente SABE QUE ESTÁ FICANDO LOUCO NO SÉCULO XXI QUANDO: tecla no microondas a senha do banco.

Não aconteceu comigo não. Mas com alguém BEM PRÓXIMO de mim.

...

Navegando por aí, nesses maravilhosos blogs relevantes (é, eles existem), eu fiquei pensando: que boxta.

...

Pergunta retórica do dia: eu morro (de sobressaltos) e não vejo tudo?

...

Theobaldo, o boneco de pano do post abaixo passou pela sua primeira prova de fogo: VALENTINA! Ele foi afofado, amassado e jogado às traças ao menor sinal da primeira pipoca doce no parquinho. A pequena também não entendeu muito bem esse negócio do boneco ter sido feito com as próprias patinhas da dinda.



Em tempo: Theobaldo vai ganhar uma irmã. An-rã.
O bichinho ROSA POMAR me mordeu, finalmente.
mais fotos no flickr


...

Falando em prova de fogo e em Valentina, eu também passei por uma: aprender a lidar com afilhada adolescente de 3 anos:

"Valen, vamos tomar banho"
'Ah não, o teu banho é frio"
"Tu nunca tomou banho aqui, como é que acha que é frio? Vamos pro banho"
"Ah não quero"
"Vamos, vamos"
"Mas sem xampu, que meu cabelo tá cheirosinho"
"Cheirosinho nada, tu suou, pulou no parquinho. Tá cheio de areia!"
"Então sem creme!"
"Vamos pro banho!"
(...)
"Olha, é bem quentinho o teu chuveiro"
"Eu não te disse?"
(...)
"Não quero secar o cabelo. Não gosto do teu secador"

e começa tudo de novo...

(Bem) mais tarde:

"Sete, você me dá só mais um pirulitinho?"

Isso depois de 3 pirulitos, uma pipoca doce, muitas balas e um sorvetão inteiro, com casquinha. E depois de escovar os dentes, antes de dormir.

Não levou.

Dindo Séti é jogo duríssimo. E ela é uma fofa.

...

Me lembrem de contar pra vocês a experiência BISONHA que tive, dia desses, num restaurante gauchesco chamado Garfo e Bombacha lá na Serra. Sim?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, outubro 20, 2008

Dreamlog*
Outra noite sonhei com um diretor de animação brasileiro que trabalha na Dreamworks, que veio ano passado pro Festival de Animação. Mas no meu sonho ele era CABELEREIRO do Donna Fashion. E tinha uma filha adotiva, preta, que era, na verdade, um travesti. E estava grávida.

Não, o trabalho não anda me torturando em sonhos sem sentido, amiga-irmã-caminhoneira. Na-ni-na.

...

Pergunta retórica do dia: "Fui para o divã: fudeu?"

...

Senhoras e senhores da platéia, apresento-lhes:

Theobaldo, o Filho Primo.
Decalcado, recortado, costurado (a mão) e enchido de carinho e fibra de algodão por mim própria!
Não, ele não foi feito pra fazer vudu.


*Um post dedicado à Livia Araújo e à Anna Martha Silveira.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, outubro 14, 2008

a percepção das pérolas
Primavera-verão, tudo (des)virando moda. As bolas, os xadrezes, as listras horizontais coloridésimas, a cara da Minie Mouse estampada na camiseta. Safári style. Eu me vejo gostando das mesmas coisas, sempre. As pérolas dela me atraem e ela sim, lança moda e estilo três estações antes. Eu gosto das pessoas das cores das flores que me são caras. Gosto das pedras falsas e baratas. Das contas das bijoux. Gosto do penduricalho do balacobaco. Gosto de sentir o gosto das coisas.

Primavera. É tempo de flor e de alergia. Atchim pra vocês também.

Então todo mundo me olha espantado quando eu perguntei: "seria por causa dos pigmentos amarelos?", quando o Rodrigo disse, à mesa do café da manhã, que tinha alergia à manga. Fruta frutos amarelos. O gosto e o sumo. Cultura inútil na manga da camisa é o que há nessa vida, eu penso. E o que eu penso não faz, realmente, a menor diferença.

Eu ganhei da sogra um brinco de princesa, a flor, que é o símbolo do rio grande. Tchê. E eu sinto medo tanto de matar mais uma plantinha. Em plena primavera. E são lindas as flores que ela dá, de dar vontade de botar nas orelhas e sair de brincos de princesa. Por aí.

Eu desço a serra em dia de sol de primavera com os olhos marejados da chuva do dia anterior. De emoção tanta de vida, ouvindo Fito Paez porteñissimo e pensando: queira deus eu nunca perca, isso sim, essa capacidade caduca de me encantar. (mas espera só eu achar, finalmente, o botão do foda-se)

Pra todo o resto, temos o gúgol.

Obrigada senhor!

self portrait gramadense tuesday
com chocolate quente e meias calças


...

"Minha cuca tá de bode porque o exú que tranca a rua disse que no sexto dia ela ganha nova vida: LOGO EU QUE TENHO MEDO DE MACUMBA! LOGO EU QUE TENHO MEDO DE MACUMBA! Corre que a Cuca vem aí. Corre que a Cuca vem aí. LOGO EU QUE TENHO MEDO DE MACUMBA!"

(Cuca por Ball, na demo Nem Alegre Nem Triste - clique no link para baixar as músicas! - uma ode aos anos 90. porque hoje eu estou nostálgica, ontem eu estive nostálgica e amanhã eu serei sempre essa pessoinha. nostálgica por natureza.)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, outubro 07, 2008

kung-fu bambolê
Sete Sete e eu finalmente trocamos o velho, rodado e guerreiro Palio batido por um carro mais novo. Um modelo station wagon desses aí, grande, espaçoso, completinho, ar condicionado, vidro elétrico, direção hidráulica, air bag (só no motorista!)... Tipo de carrinho que faz o ser humano se sentir confortável e até mais humano vez que quando nas sinaleiras da vida. Aí é inevitável que as pessoas - que não sabem o que eu realmente penso sobre o assunto - façam sempre a mesma piada sobre prole e que já podemos aumentar a família. Inspirados em uma reportagem que li há um tempo na Zero Hora, marido e eu temos uma resposta pronta para quando perguntam quando virão os pimpolhos: "estamos tentando", é a resposta. Bem sérios. Como eles não virão, com o tempo as pessoas vão começar a achar que um dos dois tem algum problema e vão parar de perguntar. Elementar.

"E se alguém realmente perguntar se um dos dois tem problema?", me questiona o 77.

Eu sugeri que a gente dissesse que é o 77 quem tem problemas, mas ele não gostou muito da idéia. Na verdade mesmo, pra piada ficar mais completa e eu me divertir de verdade, eu preferia dizer que "ele tem só um testículo e eu tenho um ovário preguiçoso", mas pouca gente ia saber que isso é só uma referência cretina aos meus personagens preferidos da minha série preferida - Miranda Hobbes e Steve Brady, de Sex and the City. Humpf triplo. Com chantily.

...

Então pegamos o carro novo e fomos fazer compras lá no Boubom Country. Pelos corredores do supermercadão, me deparei com formas descartáveis para gelo, papel sugador para frituras (!) e palito de dentes mentolado da inaceitável marca Billa. Depois não entendem porque eu não acredito na humanidade e me nego a botar mais gente num mundo sem jeito desses.

...

Agora, babar a cria dos outros são outros mil e quinhentos.

A afilhada mais linda do mundo ontem à noite conversando com o dindo mais babão do univereso:

"Séti, eu sou a 'Banca' de Neve e tu é o 'píncipe'!"
"É Valentina? E a Jojô, é o que?"
"A Jojô é a 'Sete Aninha'!"

Eu adoro a lógica infantil! E já fiquei feliz da vida de não ser a "buxa má".

...

retratos de Imbituba - o urso sem cabeça


legalize campanha eleitoral: vote ganja
Levinha e eu, pelas calçadas da Osvaldo Aranha


self portrait rouge tuesday again


...

Monomulti programado no modo automático "auto-atualizar a cada 15 dias". Fui me animar em Gramado. Volto no dia das crianças, sem o couro e o juízo.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários